Faça você mesmo: como pintar a casa

Precisando renovar a pintura da casa e não sabe por onde começar? A Santos Projetos organizou algumas dicas para ajudar você a meter a mão na massa, ou melhor, no pincel, para dar aquela repaginada nos ambientes. É importante conhecer os tipos de tintas oferecidos no mercado, suas aplicações e os itens indispensáveis para a pintura. O arquiteto e diretor da empresa, Fernando Santos, explica que as tintas do tipo acrílica e esmalte sintético são as mais usadas em residências. As acrílicas são aplicadas sobre superfícies emassadas ou cimentadas. As tintas esmalte sintético, também conhecidas como tinta óleo, são aplicadas sobre madeiras, metais, PVC etc. “Ambas têm versões com ou sem cheiro e isso depende do seu diluidor, que pode ser um thinner ou água. O ‘sem cheiro’ da tinta quer dizer que o cheiro dela é muito fraco e não produz efeitos nocivos ao ser humano, mas o cheiro existe. Quando entramos num ambiente recém-pintado notamos o cheiro, mas não é desagradável quanto as tintas ‘com cheiro’”, diz.

Ele comenta que um produto muito usado atualmente nas residências é o produto époxi, especialmente para cobrir revestimentos cerâmicos vitrificados (tipo azulejo) quando se deseja mudar a cor de um banheiro ou de uma cozinha sem quebrar todo o revestimento existente. Esse tipo de tinta, segundo Santos, é usualmente aplicada em pisos de estacionamento pela sua resistência mecânica e, pelas suas características, precisa de um pintor especializado para aplicação. “Ela tem cheiro forte e sua aplicação no interior de residências deve ser feito na ausência dos moradores, de preferência”, alerta. Ele ressalta que há diferença entre pintar a área externa e interna da casa e isso deve ser levado em consideração no momento da escolha do produto. “As áreas externas ficam sujeitas às mudanças climáticas (chuva e sol, frio e calor). Neste caso, escolha tintas do tipo acrílica que são específicas para áreas externas e fachadas. Elas têm aditivos impermeabilizantes e hidrofugantes, ou seja, que repelem a umidade, que ajudam a aumentar a durabilidade sob condições muito mais difíceis do que nas áreas internas. O preparo da superfície também impacta no resultado de uma pintura externa”, afirma. Com a definição do tipo de tinta, agora é hora de anotar o passo a passo para quem pretende pintar a casa por conta própria:

– A primeira providência é saber a metragem da área que será pintada (paredes, tetos etc.). Em seguida, é importante analisar as cores. Se vai aplicar tinta da mesma cor da existente, o consumo é normal, mas se for aplicar tinta de cor mais clara sobre uma superfície de cor mais escura, deve-se considerar a aplicação de mais demãos para atingir a cor final ou a aplicação de uma demão de cor branca para “queimar” (amenizar) a cor antiga.

– O cálculo do rendimento da tinta pode ser encontrado no site de cada fabricante e é dado por metro quadrado para cada tipo de tinta. Primeiro multiplica-se a metragem da área de pintura pelo número de demãos que serão aplicadas. No caso de repetir a cor, duas demãos serão suficientes. Já para cores escuras, é recomendado de duas a quatro demãos. Depois, é só dividir a sua metragem de pintura (já multiplicada pelo número de demãos) pela metragem de rendimento da tinta e chegar à quantidade de tinta em litros.

– Uma dica interessante sobre a forma de comprar as tintas de uma só cor é que uma lata de 18L tem 5 vezes mais tinta que um galão de 3,6L, mas o custo da lata de 18L é, em média, só 3 vezes maior. Então, por exemplo, se o volume de tinta calculada foi de 12 litros, teriam que ser comprados 4 galões de 3,6L, num total de 14,4L de tinta. Neste caso, vale mais a pena comprar uma lata de 18L que custa, em média 3 galões, mas com um volume de 5 galões.

– Supondo que a superfície já está pronta para receber a pintura, será necessário comprar: lona plástica preta para cobrir o chão e mobiliário; rolos de fita crepe para prender a lona em locais específicos que se deseja proteger; rolo de 23cm com espuma antirespingos; bandeja de 23cm; pincel de 5cm para arremate de cantos e pequenos detalhes que seriam impossíveis de pintar com o rolo; extensor de 2 a 3 metros (depende do pé direito do local). Se for utilizar tinta tipo esmalte sintético, deve-se ter um kit a parte com rolo de espuma, normalmente de 15cm ou menor, além de bandeja compatível.  

Boa sorte na pintura! E não esqueça de enviar para contato@santosprojetos.com uma foto de como ficou o ambiente!            

Comments are closed.