Pode parecer estranho de início, mas é possível sim utilizar papel de parede no banheiro desde que alguns cuidados sejam tomados. “Para utilizar o produto é necessário observar se é tipo vinílico, pois este resistirá à umidade. Lembrando que é importante que não exista nenhum tipo de vazamento ou infiltração vindo de dentro para fora da parede para garantir que o seu revestimento não descole precocemente”, comenta Fernando Santos, arquiteto e diretor da Santos Projetos. Se você gostou da ideia, veja seis orientações do especialista sobre o assunto:
1 – Solução mais barata O produto oferece uma solução de mudança de acabamento das paredes do banheiro muito mais barata que a aplicação de cerâmica. Além disso, por terem uma vastíssima variedade de padrões, os papéis de parede contam com possibilidades de combinações visuais que somente usando cerâmica não seria possível ou não seria economicamente viável. Lembrando que, para aplicar sobre acabamento cerâmico existente, é necessário que este revestimento seja coberto por uma camada regularizadora de massa acrílica que deixe a parede bem lisa, pois, caso contrário, o papel irá “filmar”, ou seja, irá marcar as juntas das peças de baixo.
2 – Obra mais “limpa” A maior vantagem de utilizar papel de parede no banheiro é conseguir mudar o visual do espaço com pouca obra ou com obra mais limpa do que demolindo um revestimento cerâmico para fazer outro. Também, no aspecto estético, os papéis de parede oferecem uma variedade muito maior de padrões e não apresentam juntas. A maior desvantagem é quando há problema de umidade ou infiltração vindo de dentro da parede. O papel de parede não é bom em receber remendos; tem que arrancar o pano inteiro e refazer.
3 – Opções para áreas molhadas Existem papéis de parede próprios para áreas molhadas. Eles são impermeáveis pelo lado do acabamento, ou seja, aquele que recebe água do banheiro. Mas lembrando novamente que se houver algum tipo de umidade ou infiltração vinda de dentro da parede para fora, isso irá comprometer o papel de parede. Certifique-se antes de aplicar o produto.
4 – Modelos variados Há uma infinidade de modelos. Podemos separar em alguns grupos: vinílicos (para áreas molhadas) ou de papel (para áreas secas); lisos ou com alguma textura; autocolantes ou com aplicação de cola. Sem contar que o mercado já oferece os modelos 3D que estão em alta. Esta é mais uma vantagem de utilizar papel de parede no banheiro.
5 – Meia parede é a preferência Nos banheiros, normalmente a preferência é usar o material em meia parede (na parte superior) com padronagens que contrastem com um revestimento cerâmico mais sóbrio na parte inferior. Também pode ser usada uma faixa, tipo rodameio, que faz a transição entre um revestimento cerâmico (normalmente na parte inferior) e uma pintura (na parte superior).
6 – Manutenção baixa Tendo sido aplicado corretamente em uma base (parede) bem regularizada e seca, com aplicação sem bolhas ou outros defeitos, a limpeza pode ser feita com pano úmido e produtos de limpeza de baixa agressividade.