12 dicas para um home office funcional e com estilo

A tendência de trabalhar de casa chegou para ficar. E por isso o home office precisa estar adaptado para que a pessoa possa exercer a sua função com conforto e funcionalidade. Misturar os ambientes “de casa” e “de trabalho” deve ser evitado exatamente para não confundir os “expedientes”. A orientação de especialistas é destinar um local que será o seu escritório, pois ter um cantinho “comercial” evita dispersar os pensamentos e pode aumentar a produtividade. “Muitas pessoas enxergam o home office como uma coisa adaptada ou provisória, não atentando para detalhes importantes que impactam a rotina do trabalho em casa. Sendo adaptado ou provisório, sendo em um ambiente exclusivo ou compartilhado, o espaço não precisa ser bagunçado e desorganizado. Para montar um home office, o primeiro passo é planejar”, explica Fernando Santos, arquiteto e diretor da Santos Projetos. Confira 12 dicas para montar um home office funcional e com estilo:

– O primeiro passo é perguntar: o espaço é exclusivo ou compartilhado (na sala ou num quarto de dormir, por exemplo)? Há móveis existentes na casa que serão usados no home office ou serão comprados novos?

– Depois é necessário identificar quais os equipamentos necessários à atividade (computador, notebook, impressora, scanner, telefone, fax etc.). Será preciso comprar novos? Todos cabem no ambiente? Há infraestrutura para tudo (internet, tomadas, etc.)?

– Com este roteiro em mãos, a orientação é pensar em 3D. Lembrando que não é só a mesa (sobre o tampo ou embaixo dela) que serve para colocar equipamentos e guardar materiais de trabalho. Organize os de uso diário sobre a mesa e instale prateleiras ou armários altos para os menos usados ou consultados.

– Mantenha o ambiente sóbrio e evite elementos que causem distração como TV e excesso de fotos. Mesmo o mobiliário de design muito arrojado acaba chamando a atenção.

– Escolha uma cadeira de boa qualidade ergonômica, pois boa parte do seu dia será sentado sobre ela. Cadeiras ruins provocam cansaço e dores no curto prazo e, no longo prazo, causam as lesões de esforço repetitivo (LER), entre outros problemas de saúde ocupacional.

– Tenha luz natural no ambiente, mas evite trabalhar de costas para janelas, pois o reflexo na tela do computador pode cansar a vista muito rapidamente.

– A luz artificial também influencia o cansaço da vista. Troque lâmpadas ou luminárias até chegar a uma luminosidade que seja de intensidade e cor confortáveis para o trabalho em momentos que a luz natural não for suficiente ou ausente.

– Tenha controle sobre a insolação direta no ambiente, com cortinas ou persianas nas janelas. Assim, evita-se que a alta temperatura torne o ambiente desconfortável e prejudique os equipamentos.

– Confira se a quantidade de tomadas é suficiente para ligar todos os equipamentos necessários. Não abuse dos benjamins para evitar sobrecarga. Verifique se os circuitos suportam a carga e coloque réguas nas tomadas.

– Dê preferência a equipamentos que se conectam a internet e entre si via Wi-Fi (notebook, impressora, tv, som, telefone), pois reduzirá a quantidade de fios aparentes. Verifique a intensidade do sinal Wi-FI no local. Se for necessário, instale um repetidor de sinal.

– Não deixe os fios largados de qualquer jeito. Use e abuse de organizadores de cabos e abraçadeiras (de nylon, de velcro, espiral), mas não una cabos elétricos com cabos de rede, pois o primeiro pode dar interferência no sinal do segundo.

– Contar com a ajuda de um arquiteto para montar o projeto de um espaço que seja personalizado e funcional também pode ajudar bastante.

Comments are closed.